
A Covilhã é uma pequena cidade, melhor dizer localidade, situa-se na Beira Interior. Nós dizemos localidade porque para nós não é muito grande.
Esta cidade é muito bonita, os panoramas desde a residência são muito admiraveis, mas é impossível achar uma pessoa que não seja estudante. Nós costumamos dar voltas pela a cidade mas é dificil encontrar alguém, talvez porque tem demasiadas subidas e uma pessoa cansa-se, e é por isso que eles ficam em casa.
Nós gostamos muito das pessoas da Covilhã, elas são sempre muito amáveis e sempre dizem-nos: Boa tarde!, Bom dia!, e sempre sorriem para nós e isso é importante.
Mas nós não gostamos de ir para o supermercado a pé e subir as subidas carregados dos sacos das compras. Outra coisa que nós não gostamos é que a massa portuguesa não é boa como na Itália, e nós estamos com saudades da massa, da pizza italiana e da tortilha espanhola. De qualquer forma nós comemos muito bolos portugueses e gostamos muito de isso, e esperamos não voltar muito gordos para casa.
Anahi Brida
Leticia Alvarez
Daniele Cossalter
Covilhã

Quando chegamos, finalmente, na central de camionagem fomos acolhidas pela Liliana que nos levou até a residência da Universidade da Beira Interior. Fui surpreendida pelas ruas e sobretudo pelas subidas… É uma cidade muita montanhosa… e por isso torna-se muito difícil descobri-la a pé e muito cansativo! Sem ser isso, a Covilhã tem umas paisagens admiráveis como essa fotografia tirada da janela do meu quarto.
A segunda estrutura que descobri foi… o centro comercial! O “serra shopping“ ficará gravado na minha memória por esse restaurante que se chama “Vitaminas” e onde se pode comer frango ou salmão com frutas!!! É tão bom uma mistura dessas! E esta variedade de comida não se encontra na minha pequena cidade que se chama Paris…que vergonha!
Vou agora falar de coisas sérias… os cursos de Português que são a verdadeira razão da minha passagem pela Covilhã. Fiquei então a descobrir a Universidade da Beira Interior onde vamos ter aulas durante todo o mês de Agosto. Ela é muito grande e perder-me nela não é muito difícil. As salas de aulas são agradáveis e o ambiente simpático.
O meu conhecimento da Covilhã está, por enquanto, limitado a Universidade, a residência, o centro de camionagem, o centro comercial e o museu de lanifícios… espero ainda ver muitas coisas neste mês que está a começar. Portanto acho que vai ser um mês agradável com sol, descobrimentos diversos e aulas!
Carine Da Fonseca
A Covilhã
Durante o verão não há muita gente, mas durante o ano académico, quando os estudantes chegam fica mais viva, activa e alegre.
A Covilhã foi famosa pelos lanifícios mas hoje é conhecida pela sua Universidade.
A região é muito acidentada por isso não é prática para andar de bicicleta, porque necessita de dois minutos para descer a rua e meia hora para subir. Por isso quando visita esta cidade é melhor levar uma moto.


Anna
Charlotte
Patricia
A cidade é muito bonita porque está situada na Serra da Estrela; ainda não conheço muito todos os arredores, mas sei que tem pistas de esqui, um rio, grandes penhas e, em geral, assombrosas paisagens …
Alguns desses lugares estamos a visitar com os nossos simpáticos coordenadores do curso como a Rita, o João, o André, a Inês… (espero não estar a esquecer ninguém)
De qualquer modo, a minha primeira impressão foi que estava perdido na montanha; isto foi pela dificuldade de poder comunicar e também para fazer compras, porque as lojas são muito caras e os grandes supermercados ficam muito longe de casa e esta cidade está cheia de subidas e descidas. Mas pouco depois, com o passar do tempo vais acostumar-te e também as pessoas são agradáveis e ajudam-te, além disso temos um café muito bom e algumas discotecas como o Chemistry ou a discoteca Companhia.
Por último desejo que seja um bom ano para todos nós.
Iván Regalado Domínguez
A Covilhã é também uma cidade universitária. Durante o ano académico há muitos estudantes. Os estudantes portugueses e estrangeiros estudam na Universidade da Beira Interior.
Os habitantes da Covilhã são muito amáveis, mas eles não falam inglês por isso é difícil falar com eles.
Agnieszka Puchalska
Barbara Kaźmierczak
Stevan Vukobrat
A Covilhã e as dificuldades em fazer compras!

Assim nós vamos para o Serra Shopping para comprar muitas coisas e depois apanhamos um táxi para regressar à residência.
Mas a Covilhã é uma bonita cidade e os habitantes são muito amáveis e calorosos. As lojas da Covilhã são pequenas mas muito bonitas porque são mais típicas. Nós podemos comprar queijo da Serra da Estrela e presunto e conversar com os comerciantes enquanto no Serra Shopping tudo é maior mas mais impessoal.
Na Covilhã há muitos cafés e esplanadas agradáveis para passar o tempo mas não há discoteca!
Nós pensamos que a Covilhã é muito bonita e cheia de pessoas acolhedoras e a coisa muito importante na Covilhã é uma universidade muito organizada onde tantas pessoas das diferentes nações podem aprender o português facilmente.
Fanny
Giuseppe
A Covilhã é uma cidade que é no centro de Portugal; é circundada das montanhas que se chamam “Serra da Estrela”. Na Covilhã há 54 mil cidadãos mas neste período não há muitas pessoas porque estão de férias. É uma cidade com universidade pública onde nós estamos a fazer o curso de português. Na universidade da Beira Interior os professores são muito disponíveis e simpáticos. O curso é muito interessante porque aprendemos uma outra língua e uma outra cultura.
Na janela da residência onde estamos o panorama é muito bonito porque podemos ver toda a Covilhã que parece um presépio, as ruas são todas subidas e descidas... por isto é muito cansativo andar na Covilhã!
Depois das aulas vamos com os monitores visitar os lugares que são perto da Covilhã: Fundão, Castelo Novo que é uma aldeia muito bonita onde estão só 300 pessoas, o rio que também é muito bonito (... e frio). Na Covilhã estamos muito bem porque na residência estão rapazes e raparigas de toda a Europa e isto é muito bonito porque podemos conhecer muitas pessoas.
Fabio Fattore / Sandro Di Basilio / Simone Firmani
Os primeiros dias na Covilhã
Nos primeiros dias nós acostumámo-nos ao calor e às altas temperaturas. Agora nós vivemos de outra maneira do que na Polónia. Está quente durante a tarde, porque nós estamos sentados em casa e dormimos. A sesta é obrigatória. Depois nós vivemos e respiramos.
Nós visitamos a cidade e descobrimos novos lugares. Nós gostamos do Jardim do Lago. O parque é bonito durante a noite, porque há muitos candeeiros. Lá nós costumamos passar o tempo e descansamos. Depois da primeira semana nós e a Covilhã somos amigos para a vida e para a morte.
Gosia
Monika
Mateusz
Eu posso ver a universidade onde eu vou aprender português, a igreja onde eu não vou, e os outros edifícios. Ao longe eu posso ver as serras com as florestas. É muito bonito. Mas era mais bonito com o mar!
As cores são muito bonitas: azul do céu, branco e cor de laranja dos edifícios, verde das serras.
À noite a Covilhã brilha com uma centena de candeeiros. É muito bonito porque parecer-se com as velas. Eu tenho vontade de andar nas ruas para descobrir mais a Covilhã.
Eu acho que esta paisagem é muito agradável e eu posso olhar para ela durante muitas horas. Mas é pena eu não ter tempo!
Além do mais minha co-inquilina partiu as persianas! E eu não posso olhar a paisagem da janela do meu quarto!
Virginie Millo
Os alunos podem começar em casa ou na residência de estudantes. Ali eles encontram-se. Depois eles podem beber bom vinho e cerveja portuguesa. Eles também ouvem música.
Quando eles estão suficentemante felizes, eles vão para a cidade. Aqui eles devem encontrar um sítio para dançar, beber e encontrar-se com outras pessoas.
A festa continua toda a noite. Quando eles fecham os bares, os estudantes vão para a rua. Eles vão para casa e continuam a festa ou dormem.
No próximo dia todos os estudantes estão cansados e têm uma dor da cabeça grande. De manhã eles devem beber muita água.
Katarzyna Sobieszek
Alan Mautinger
Hikmet Kaynardag

Piotr Kapuściński
Michał Karlicki
Mirka Arendacz

Na Covilhã há uma universidade onde muitos estudantes estudam. Há muitos estudantes que vêm aqui para estudar. Estes estudantes são de diferentes países.
Na Covilhã há o Museu de Lanifícios e estes estudantes podem ir lá ver monumentos. A Covilhã tem uma igreja bonita. Cada Domingo há missa. Na Covilhã há muitas colinas. Cada verão não há muitos turistas, estes turistas podem ir para Espanha.
A Covilhã é uma bonita cidade. Na Covilhã há uma discoteca onde muitos estudantes vão ouvir música e cantar. Esta é a melhor atracção para os estudantes; eles vão lá todas as noites. Na Covilhã há muito vinho e é óptimo.
Magdalena
Huseyin
Tamás
A Covilhã
A Covilhã é uma pequena cidade mas nós podemos encontrar o que nós queremos. Há muitas edifícios históricos como os museus e as estátuas. Há muitos edifícios reconstruídos como a Universidade da Beira Interior.
Tem belezas naturais como os rios, as montanhas, as fontes. Há muitos montes por isso é difícil caminhar. Tu deves usar carro. Infelizmente não há muitos táxis nas ruas, O transporte é difícil mas a gente portuguesa é muito amável mas não podem falar inglês.
A cidade está muito vazia no verão porque a Covilhã é uma cidade de universitária as pessoas vão para as férias. Portugal é mais barato do que outras países da U.E. Há muitas frutas e verduras e carnes. Nós estamos satisfeitos por estudar na Covilhã.
Sezin
Kubra
Sem comentários:
Enviar um comentário